sexta-feira, 15 de abril de 2011

Atividade a Distância 3 - Parte 2

Atividade a Distância 3 - Parte 2


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Moran nos textos Como a Internet muda nossa vida e Aproveitar melhor o potencial da Internet trata das possibilidades do uso da internet e da influência da rede em nossas vidas. Baseado nas ideias dele e da nossa vivência em sala de aula, convido vocês a refletirem...Ao utilizar a internet na educação, qual o papel que o professor deve exercer em uma sala de aula, uma vez que muitas crianças já dominam as ferramentas de exploração na rede? Qual a atividade mais indicada para usar a web (somente pesquisa)? O que vocês acham?

Vamos conversar sobre esse assunto criando uma rede de informações? O meu "nó" eu já deixei. Quem coloca mais outro nó nessa teia?  

19 comentários:

  1. O papel do professor só não, da educação, é ensinar os indivíduos a utilizarem de maneira consciente a internet.Como usar? É fácil. Mostrar para turma a responsabilidade que temos ao escrever textos, as informações que postamos tem conseqüências boas ou ruins, que os textos possui autores e estes devem ser respeitados e quando copiados devemos sempre utilizar a fonte.
    vejo que o problema não é a exploração da internet, mas desenvolver valores de respeito que estão tão ausentes das relações hoje em dia.
    Vejo que o professor só tem de fato um papel com o uso da internet, quando o mesmo for respeitado em seu direito, ter e receber FORMAÇÃO adequada e poder utilizar de fato os bens tecnológicos que a escola dispõe. E será que a escola disponibiliza?

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  2. Vivi,
    Ótima sua colocação! TODOS da comunidade escolar precisam estar envolvidos nas atividades desenvolvidas na escola. Você questiona "E será que a escola disponibiliza?" e eu aproveito o seu questionamento e pergunto: quais recursos tecnológicos que a escola que você trabalha tem? Os professores utilizam esses recursos?
    Vamos conversando...

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  3. Primeiro é necessário que o professor tenha conhecimento suficiente para tecer diálogo com os alunos sobre a exploração da internet, é necessário que dobre a sua atenção e defina claramente o objetivo da utilização desse meio informativo. É preciso ensinar as vantagens e desvantagens dessa ferramenta, alertando que a pesquisa na Internet requer uma habilidade especial devido à rapidez com que são modificadas as informações nas páginas e à diversidade de pessoas e pontos de vista envolvidos. Acredito que nos dias de hoje, o uso da internet destinado apenas para pesquisas é um desperdício, mesmo porque os alunos perdem logo o interesse. A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade. Os alunos adoram acessar o Orkut, o professor pode propor transformar este espaço virtual em uma realidade dentro de sala de aula, como uma forma de todos se conhecerem melhor. O professor terá a oportunidade de conhecer mais a fundo os gostos, preferências, necessidades e interesses dos alunos. Adriana nos sugeriu a criação de um Blog onde os educadores e os educados podem abrir esse espaço escolar para o mundo, publicando novidades, atividades, eventos, festas, além de sugestões. Você pode descrever os avanços de seus alunos e eles terão o maior orgulho de ver suas conquistas publicadas em um site. Imagine só a alegria de toda a família ao ver na internet um trabalho produzido por seu filho? Fiquei empolgada agora (risos)

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  4. Olá Adriana e colegas,
    Como vc afirmou, muitos alunos já dominam o uso das novas tecnologias e isso não é de se estranhar pois os mesmos são "nativos digitais" enquanto nós professores somos "imigrantes digitais" e na verdade, estamos até meio assustados diante de tanta evolução. Daí o fato de muitos ainda oferecerem resistências quanto à utilização das TIC em sala de aula.
    A realidade está diante dos nossos olhos e não podemos fugir dela. As crianças estão dando show diante dos computadores, dos celulares cada vez mais evoluídos e aprendem tentando, mexendo, errando e acertando. Diante desse quadro uma reflexão me veio à mente: será que nós educadores não deveríamos ser mais ousados e autônomos para buscar esse aprendizado? É verdade que não recebemos formação para fazer uso desses novos recursos tecnológicos como também não recebemos formação para tantas outras coisas que temos que executar no nosso cotidiano e, no entanto vamos aprendendo com a prática e muitas vezes nos tornamos expert. Acho que lá no nosso íntimo temos um pouco de receio de que admitindo a falta de habilidade com os computadores, por exemplo, estaremos diminuindo o nosso valor, afinal, estamos inseridos na categoria dos "ensinantes" e não dos "aprendizes".
    Eis o desafio para o professor desse novo milênio: A rede está aí e precisamos aprender junto com os nossos alunos a navegar no emaranhado de nós que ela nos apresenta. Eles têm maior domínio no uso das máquinas e nós temos mais maturidade para selecionar o que é importante e benéfico. Mediação e colaboração são palavras que caracterizam esse processo de construção de aprendizagens.
    Bjosssssssssssssssssssss,
    Graça Seibert

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  5. Tenho dúvidas quanto ao "domínio" das ferramentas de exploração da internet por parte dos nossos alunos. Acessibilidade sim. Domínio...? Acredito qua a internet ainda vem sendo utilizada, não somente pelos nossos alunos, mas também por toda a comunidade, de maneira equivocada. Ainda não aprendemos, de fato, a utilizar essa ferramenta como fonte de conhecimento e informação. Vejo um foco muito grande para o entretenimento. Esse é o grande desafio da educação e do professor: transformar essa ferramenta em uma verdadeira fonte de conhecimento e aprendizagem. Tenho mais questionamentos: Como ensinar os nossos alunos a fazer uso da internet como ferramenta de conhecimento e informação, se ainda lutamos por alunos leitores que raramente frequentam uma biblioteca? Como nos comportarmos diante das novas tecnologias, e ao mesmo tempo não abrirmos mão dos livros e do acesso a biblioteca como fontes de pesquisas e trabalhos científicos? Todos os caminhos apontados por meus colegas são significativos, porém receio que a educação ainda não esteja preparada para tantas mudanças, seja no oferecimento de ferramentas adequadas ou no acesso ao conhecimento. Afinal, que tipo de cidadão queremos ter diante de um mundo imensamente tecnológico e cada vez mais sem valores humanos?

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  6. O papel do professor sempre será de mediador e interventor do conhecimento para o aluno. Assim, é preciso que o professor seja um orientador para o bom o uso das tecnologias, de modo que o aluno possa de forma consciente fazer a utilização destas tecnologias, especialmente a Internet, pois assim ele construirá o seu conhecimento e criará o seu senso crítico e reflexivo sobre o seu papel social.

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  7. É inegável que a significância do professor no processo de ensino e aprendizagem está em possibilitar ao aluno a construção do conhecimento. Desta forma, é necessário que este profissional procure fazer a intervenção dentro do processo de ensino. Neste sentido, a orinetação para o uso dos recursos tecnológicos, de forma especial a Internet, seja constante, a fim de que o aluno não caia nas armadilhas das redes sociais e possa sempre posicionar-se criticamente sobre todos os problemas que o cercam.

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  8. Lilian,
    Que o Orkut é popular entre os alunos não há como negar e sua proposta de fazer deste espaço uma forma dos alunos se conhecerem melhor e discutir assuntos da escola é uma ótima ideia!
    Os colegas concordam?
    Vamos conversando...

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  9. Graça,
    Você nos chama atenção para o papel do professor frente à realidade que estamos inseridos e faz o questionamento: "será que nós educadores não deveríamos ser mais ousados e autônomos para buscar esse aprendizado?" Ousadia e autonomia não faz mal para ninguém, não é mesmo? Creio que nossa turma já demonstra essas qualidades... Parabéns pra gente!! Que continuemos seguindo adiante buscando cada vez mais superar nossos limites!

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  10. Soane,
    Você traz questionamentos que nos tiram o fôlego e nos faz pensar sobre o nosso comportamento de educadores em sala de aula. Será que estamos fazendo o nosso papel diante da sociedade tecnológica em que estamos imersos? O que podemos fazer para ajudar na formação de crianças "diante de um mundo imensamente tecnológico e cada vez mais sem valores humanos?"
    Vamos conversando...

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  11. Nirvânia e Jusci,
    Nirvania,
    Ótimas colocações! Mas vamos refletir um pouco... Quais as atitudes necessárias para o professor assumir o papel de orientador do uso das tecnologias pelos alunos?
    Continuamos a conversa...

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  12. Moran em seu texto conduz a reflexão da utilização adequada da internet, ou seja, a qualidade do uso da mesma. Sendo assim o professor poderá orientar seus os alunos para o uso da internet como ferramenta de aprendizagem, que oferece possibilidades como: webquest, wiki, blog, pesquisa, etc. Como a colega Lilian abordou a importância de utilizar esses sites de relacionamento como uma forma de conhecer o aluno, como também, de propor atividades, através de comunidade em comum. Acredito, porém que não devemos negar a existência das mesmas, nem aboli-las, mas sim buscar alternativas através delas de promover novas aprendizagens, desenvolvendo o auto-direcionamento e autonomia na formação do seu conhecimento.

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  13. Concordo inteiramente com Soane, a grande maioria dos alunos “dominam” as ferramentas de exploração que lhes são úteis. Mas, acredito que o uso da internet vai muito além de sites de redes sociais, msn, etc. O nosso grande desafio é fazer com que nosso aluno entenda que ele tem um mundo de conhecimentos a descobrir e que não dá para se limitar a bater papo e mandar recadinhos ( por mais que isso seja interessante). Jusci foi muito feliz na colocação de que é necessário que o aluno posicione-se criticamente sobre todos os problemas que o cercam. Portanto, devemos ser mediadores do conhecimento que nosso aluno adquire, de forma a mostrar-lhe que nem tudo que está na net é benéfico.
    Bjs.

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  14. Nília,
    Ser mediador do conhecimento, eis o papel do professor! Mas, como exercer esse papel de forma mais produtiva? De que forma poderíamos mostrar aos nossos alunos que a web não se resume em Orkut, Facebook, twitter, msn...?
    Vamos conversando...

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  15. Ítalo Calvino em seu livro Seis propostas para o próximo milênio nos convida a seguinte reflexão: "Quem somos nós, quem é cada um de nós, senão uma combinatória de experiências, de informações, de leituras, de imaginações? Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca, um inventário de objetos, uma amostragem de estilos, onde tudo pode ser continuamente remexido e reordenado de todas as maneiras”. Partindo dessa premissa, nós educadores, deveremos estar aptos a desenvolver um trabalho no qual a tônica seja centrada no aprender a aprender, saber pensar, informar-se e refazer todo dia a informação, questionar, selecionar conteúdos pertinentes e escutar os alunos em suas múltiplas possibilidades. Isso poderá ser obtido a partir de uma metodologia baseada na interdisciplinaridade, na qual o professor seja um elemento mediador do conhecimento, exercitando a pesquisa de novos saberes, em sintonia com as necessidades dos tempos atuais.

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  16. Realmente, vivemos momentos em que nossos jovens tem sentimentos superficiais, são desprovidos de emoção e acho q grande parte da culpa se dá a esse momento de tanta informação por meio da internet, essa facilidade em conecta-se com o mundo... o papel que o professor precisa exercer em uma sala de aula é de orientar e mediar esse conhecimento e acesso na escola. Mas a família tem papel importantíssimo que é a monitoria e orientação, uma vez que muitas crianças passam apenas um terço do dia na escola e restante com a família ou na rua. Será que realmente já dominam as ferramentas de exploração na rede? Tenho minhas duvidas. Aí é q entram as atividades indicadas e orientadas para usar a web, que não é somente pesquisa. Meu filho, por exemplo, aprendeu sozinho a tocar violão pela internet, fiquei boba, pois acompanhei o processo e sei q não passou por professor presencial nenhum, foi apenas o esforço e dedicação dele e as aulas virtuais. Concordo com os textos de Moran quando dizem q a Internet muda nossa vida.
    Bj.

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  17. As novas tecnologias têm dupla importância para o desenvolvimento de competências e habilidades no processo ensino aprendizagem.
    Sabemos que no mundo atual, que as novas tecnologias são de extrema importância na educação, além do mais, essas abrem várias possibilidades de uso de trabalhos pedagógicos e educacionais.
    Hoje sabe-se, que essas tecnologias digitais – como os computadores, as câmeras, o vídeo e principalmente os diferentes recursos disponíveis na web 2, como jogos, álbuns de fotografias e you tube – passaram a fazer parte do cotidiano de crianças e jovens e, com isso, a questão mais comum tem sido como podem ser usados do ponto de vista educacional.
    As escolas brasileiras, principalmente as redes públicas, ainda não fazem bom uso dessas ferramentas, principalmente pela a falta de capacitação dos professores. Por outro lado, muitos desses, também não se dispõem para aprender a usar essas novas tecnologias.
    Apesar dos recursos tecnológicos estarem presentes cada vez mais nas nossas vidas, e as instalações tem sido avançados nos últimos anos, há ainda a falta de infraestrutura em muitas instituições, onde essas carecem de equipamentos básicos, como por exemplo computadores. De acordo com José Manoel Moran (2006), “O problema do Brasil não é tecnologia, mas de desigualdade estrutural. A interatividade tem muito a ver com o poder de compra, com a educação de qualidade, com cultura empreendedora.”
    No mundo atual, com tantos avanços tecnológicos, as instituições de ensino precisam entender que o uso desses recursos, se equipado e usado adequadamente, se torna uma ferramenta que facilitará no processo de ensino aprendizagem. No entanto, a mediação pedagógica nessa ação, passa a ocupar um lugar fundamental. Por isso, o uso adequado , eficiente e crítico dessas tecnologias podem garantir e valorizar o ato de educar e colaborar para promover mudanças significativas no campo educacional. Mudanças essas, que segundo Moran afirma que , a educação dependem em primeiro lugar, de termos educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, interessantes, entusiasmada, abertas, que saibam motivar e dialogar.
    Incorporar as tecnologias no processo educacional não depende só de equipamentos modernos, mas também de novos métodos de ensino de aprendizagem. Portanto é fundamental o papel do professor e de toda gestão escolar, que em seu currículo faça um planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados e quais novas aprendizagens são necessárias ao mundo de hoje e como podem ser inseridas. É importante também que os planos de aula ajudem a mostrar quando e como utilizar – computadores, internet, celulares, etc. O professor deve familiarizar-se com o básico do computador e da internet, conhecer o processador de textos, correio eletrônico e os mecanismos de buscas, criat oportunidades de ensino, como: blogs, podcasts, publicar vídeos, editar textos no computador, etc., ou seja, o educador antes de iniciar essas atividades, precisa certificar de que compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretendem usar em sala de aula. Com a inclusão dessas atividades, o importante é que o aluno aprenda a controlar melhor as alternativas de resolução que estas ferramentas oferecem.
    Por tanto, faz-se necessário que a escola hoje, possa reconhecer o seu papel importante no desenvolvimento das competências e habilidades do indivíduo em explorar as facilidades oferecidas pelas as novas tecnologias e que estas, sejam incluídas com propósito pedagógico adequado para o ensino aprendizagem.

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  18. Ao utilizar a internet na educação, o professor deve ser um mediador do conhecimento, norteando o aluno na utilização correta dos recursos proporcionados pelas TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação), proporcionando a reflexão do educando quanto à Ética necessária quando da utilização das mesmas, respeitando os conhecimentos prévios dos educandos, e fazendo uso dos mesmos, realizando sempre uma avaliação do perfil e do nível da turma quanto ao domínio dessas tecnologias. A atividade mais indicada para usar na web é a pesquisa de informações e imagens, sendo portanto necessária uma preparação para a realização de seleção das informações adquiridas, além da citação das fotnes, para que sejam assim respeitados os direitos autorais. Paralelamente à pesquisa, outra atividade também mais indicada para usar a web é o intercâmbio e informações, que é um fator efetivo de avanço dos conhecimentos científico-tecnológicos.

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  19. A Internet como ferramenta de auxílio é excelente, mas também não podemos nos esquecer que se mal utilizada, ou seja, de maneira inadequada, é como uma bomba nas nossas mãos. Então usemos de forma consciente e a cima de tudo no momento certo.

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