sexta-feira, 1 de abril de 2011

Atividade a Distância 1

Atividade a Distância 1

Assista ao vídeo “Metodologia X Tecnologia” e leia o texto “O trabalho do professor e as tecnologias” disponível no link  (http://www.sinprors.org.br/textual/set06/artigo_tecnologia.pdf ).



Baseado nesses recursos, quais desafios devem ser superados para que as tecnologias sejam de fato usadas na escola?  O que você tem feito para isso acontecer? Como o uso das TIC na escola pode favorecer a inclusão social/digital dos alunos?

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17 comentários:

  1. Em primeiro lugar, penso que é se informar melhor quanto ao manuseio das tecnologias; depois planejar com muita certeza do que realmente irá fazer; depois aplicar na sala, e verificar se houve retorno por parte dos alunos.Alguns alunos não estão acostumados com aulas diferenciadas, e sim aquelas de todo dia. Então, quando ele veem algo novo, se assustam e a primeira atitude é não querer mais. Então, se o professor tiver o conhecimento do que realmente ele quer, então vai fluir com certeza.

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  2. Excelentes observações Dina!Planejamento é algo essencial nas nossas aulas!
    Você chama atenção para os alunos que não estão acostumados com aulas diferenciadas. Diante dessa situação, qual (quais) estratégias que podemos usar para envolver os alunos a ponto de "incentivar" a aprendizagem?
    O que você acha?
    Abraço!

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  3. Olá, Adriana! Acredito que em primeiro lugar, o educador precisar ver a tecnologia não como um fim em si mesmo, e para isso, é preciso conhecer o suficiente para poder entender como ela pode enriquecer o processo de ensino – aprendizagem. A melhor forma de trabalhar com a tecnologia é propiciar aos alunos o desenvolvimento de competências para lidar com as características da sociedade atual, buscando o envolvimento de todos discentes, docentes e a comunidade escolar em geral.
    Reforçando as palavras de Dina, o planejamento é importantíssimo para o docente adequar de maneira eficaz a tecnologia ao objetivo das aulas, é preciso refletir o que é significativo para nossos alunos, instigando a curiosidade, incorporando a tecnologia como uma construção de cidadania. Partindo deste pressuposto, acredito que o respaldo será satisfatório.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Na tentativa de diminuir a distância que separa alunos e professores, virtualmente falando, as escolas foram aparelhadas com vários recursos tecnológicos. A questão é: Estamos preparados para utilização dos mesmos, ou estamos como no vídeo (Metodologia e Tecnologia), em que mudam-se os recursos, mas continua-se a velha postura de como dar aula?
    Precisamos utilizar formas atraentes de abordagem. No entanto, as novas tecnologias devem ser utilizadas como objeto para se pensar com e sobre os processos de ensino e aprendizagem, como tecnologias para ampliar os espaços de comunicação, de interação, de construção coletiva da aprendizagem, constituindo-se em verdadeiros espaços de convivência, a fim de provocar o desenvolvimento humano, cognitivo, afetivo e social; e não apenas como recurso ou ferramenta na qual incorporamos a nossa velha prática pedagógica. Pois, mais do que se adaptarem às novas tecnologias, os professores devem ser protagonistas dessa nova realidade. Do contrário, estaremos como a professora do vídeo acima citado.
    Eu, particularmente, tenho tentado diminuir a distância que me separa das minhas filhas e alunos (tecnologicamente falando), sou curiosa e tenho fome de aprendizagem. No entanto, isso não tem sido fácil, uma vez que possuo uma extensa carga horária de trabalho e nem sempre tenho tempo para pesquisar novas formas de abordagem dos conteúdos. Acredito, que com a utilização das TIC, serão englobadas todas as dimensões dos alunos, permitindo-os aprender por meio do que já traziam impresso em suas vidas, libertando suas idéias e trazendo para o ambiente de aprendizagem uma motivação para que pudessem construir novos conhecimentos de forma dinâmica, espontânea e criativa.

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  6. Olá Adriana,tudo tranquilo!Hoje vivemos em uma era tecnologica, era essa que esta em constante evolução, e nós professores temos que acompanhar tal crescimento. No nosso cotidiano, na nossa vida pessoal a tecnologia ja esta inserida, seja no meio familiar, na convivência com amigos, na diversao e etc. Além disso, podemos constar que os nossos alunos cada vez mais esta conectado no mundo sibernético, entao temos que trazer isso para o nosso espaço de trabalho, a escola, ja que nós somos formadores de opiniao, temos que acompanhar a realidade dos nossos alunos para despertar o interesse e o prazer pelo conhecimento. Em cada campo da nossa vida temos que organizar e planejar conquistas, principalmente naquilo que é novo, ou naõ mais taõ novo, como os recursos tecnologicos.E para encerrar meu breve comentario, deixo um pensamento de Carrilho>>>"Quanto mais acesso tecnológico houver aos saberes, mais mediação é precisa para que possa existir transmissão de conhecimento e formação de cultura, seja ela humanista ou científica."
    Beijos no coração, abração fraterno e até essa sexta(80\04). Ass: Luís.

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  7. Olá Adriana,

    Sem dúvida nenhuma, o vídeo e o texto nos levam a reflexão sobre como a escola tem se comportado diante dos avanços da tecnologia. É fato que os nossos alunos tem acesso a esses meios, muito antes de chegar a escola. O nosso grande desafio é como rompermos barreiras e aprendermos a utilizar as tecnologias de maneira correta e favorável ao conhecimento. O uso da tecnologia se resumirá ao simples manuseio de equipamentos sofisticados, se não quebrarmos paradigmas e reinventarmos ou encontrarmos novas formas de fazer a educação. É necessário dentro da escola criarmos projetos de aprendizagem que priorizem o uso das tecnologias de maneira interdisciplinar, levando o aluno a interagir com o objeto do conhecimento.
    Beijos. Soane

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  8. Parabéns pessoal!
    As contribuições estão ótimas e nos traz algumas reflexões sobre nosso papel em sala de aula frente ao uso das tecnologias.

    Soane - Como não resumir o uso das TIC ao simples manuseio de equipamentos?

    Luís traz uma citação "Quanto mais acesso tecnológico houver aos saberes, mais mediação é precisa para que possa existir transmissão de conhecimento e formação de cultura, seja ela humanista ou científica." O que vocês acham dessa afirmação?

    Nília questiona: como adequar os recursos tecnológicos à realidade da sala de aula? Quais estratégias devemos usar?

    Dina e Lílian reforçam a importância do planejamento no uso da TIC em sala de aula. Vocês concordam com elas?

    Vamos conversando...

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  9. O professor tem um papel importante para o desenvolvimento da autonomia e do conhecimento, mas para exercer esse papel com segurança é fundamental FORMAÇÃO.... E na educação é importantíssimo que desempenhe bem o seu papel, ou seja tenha responsabilidade.
    O primeiro passo para que a inclusão aconteça é entender que os outros necessitam estar preparados para o que vão encontrar.
    Viviane Macário

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  10. Como dizem nossos alunos... "nosso fórum está bombando"!! Isso é ótimo, pois, assim, poderemos ampliar nossa visão conhecendo diversos pontos de visra. Mais uma vez, parabéns turma!

    Viviane traz outro elemento fundamental na mudança de postura do professor em sala de aula frente às tecnolgias digitais: a FORMAÇÃO. Surge o questionamento...se os professores tiverem a formação adequada e segurança no uso das tecnolgias, a realidade da sala de aula muda de fato? O que vocês acham?
    Vamos conversando...

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  11. Diante desse mundo globalizado com inserção de tecnologias, em especial as tecnologias da informação, percebemos grandes mudanças na forma de agir, de se comunicar e sobretudo de aprender. Nós enquanto educadores que convivemos com alunos, frutos de uma geração de nativos digitais, ou seja, quando nasceram já existiam as tecnologias (computador, internet, celular, etc.) não podemos mais conceber a educação da mesma forma, pois o mundo mudou, sendo assim, compete a nós educadores buscarmos a formação adequada para melhorar a nossa prática. Vale ressaltar que o primeiro passo é a reflexão, ou melhor, reconhecer que é necessário mudar, para atender o novo perfil dos alunos, sanando sua necessidades. Sendo assim a mudança perpassa não somente pelo uso das tecnologias, mas sobretudo, pela mudança de metodologia. É compreender que as formas de aprender, evoluiu, e o professor não é o único detentor do saber, pois o acesso e as fontes de informação está ao alcance de todos. A educação deve ser centrada no aluno. Para tanto o papel do professor também muda, pois este deve ser mediador, entre o conhecimento, o aluno e as tecnologias. As TICs servirão como auxilio na melhoria da minha prática, ou seja, as TICs como aliada, no sentido de buscar o ensino-aprendizagem, garantindo a permanência do aluno, e a qualidade da educação.

    Jaqueline Gomes Cavalcante Almeida

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  12. Olá Adriana, Inara e colegas,
    Frente ao contexto tecnológico evidenciado nos últimos anos, temos o desafio de fazer uso das TIC nas nossas salas de aula, não apenas como um novo recurso didático mas, principalmente, como uma ferramenta propulsora às mudanças necessárias no sentido de favorecer ao aluno o seu desenvolvimento pleno e isso não é tarefa fácil para nós, meros imigrantes digitais. Pessoalmente, creio que isso só acontecerá mediante um conjunto de ações colaborativas onde ensinantes e aprendizes invertem os papéis em determinados momentos e se aliam para construirem juntos as "inovações" almejadas.
    Como afirma a Eliane no Texto:"É preciso saber identificar as metodologias que permitem tirar o máximo de proveito das TDs em relação ao desenvolvimento humano" e uma vez distanciados desse própósito, estaremos apenas usando a tecnologia como um recurso novo mas sem nenhuma "inovação".
    Valeu a leitura! O texto é muito bom.
    Até a próxima aula.
    Bjos,
    Graça Seibert

    5 de abril de 2011 22:39

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  13. “Colegas, são muitos os desafios a serem enfrentados diante desse “novo mundo”, globalizado, “ tecnologizado” e dentre eles o saber lidar com essa realidade, nos apropriando de novos conhecimentos que atendam a essa nova demanda. Diante disso, implica uma questão que precisa ser repensada, a Formação Docente, e, a partir daí promover uma mudança de paradigma vislumbrando uma nova concepção de educação, de homem, de sociedade e as novas relações estabelecidas entre o homem e o conhecimento . Assim, não adianta equipar as escolas com TDs se os professores não estiverem preparados para inserir essas ferramentas em sua prática na sala de aula de forma efetiva, com autonomia, mas é preciso ter a consciência dessa necessidade e a coragem de buscar alternativas e “ se permitir ser autor do seu processo de aprendizagem.
    Alciane

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  14. Julita disse:
    "Boa tarde Adriana

    Novamente tentando fazer minha atividade. Ontem fiz meu texto e enviei. Inara disse q não chegou. A analfabite aqui não fez no Word para depois mandar, me dei mal.Então,perdi tudo...mas ...vamos lá!
    Adorei o texto e o vídeo que vcs nos trouxeram. Vem exatamente reforçar a nossa idéia de percebermos a grande e urgente necessidade de nos capacitarmos e enxergar o quanto estamos fora do mundo dos nossos alunos. Eles estão anos-luz de nos nas novas tecnologias. Percebi nesses textos, que muitas vezes estamos apenas fazendo uso de novas tecnologias sem mudar nossa didática de ensino. Este é um dos grandes desafios para nós educadores imigrantes digitais trabalhando com nativos digitais. Vemos-nos impotentes diante dessa situação. O que tenho feito no meu fazer educativo é adequar minhas aulas às novas tecnologias, que vejo que não são suficientes para tornar-las mais atrativas, pois chega o momento onde esses recursos ficam saturados e caem na mesmice, como as aulas apenas com quadro e giz. Vejo que a solução para isso é o que estamos fazendo-nos capacitando. O próximo passo é fazer uso das TIC´s(Tecnologia da Informação e Comunicação), ou melhor, nos inserirmos nesse contexto o tempo todo.Estou apostando muito nesse curso. Bj."

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  15. Diante dos desafios do mundo contemporâneo, se faz necessários ampliar o oferecimento de cursos de capacitação para todos os profissionais de educação, para que todos compreendam a necessidade do domínio das novas tecnologias para se educar no século XXI. E além disso, refletir sobre a articulação entre teoria e prática, porque não basta saber usar a tecnologia, é preciso refletir como usar, pensando no desenvolvimento integral do aluno.

    As tics, poderão contribuir melhorando a comunicação dentro da escola, contribuindo nas tomadas de decisões. Podem ajudar a aproximar professores de funcionários, buscar um diálogo mais próximo e solidário, aproximar equipe gestora de professores, alunos, pais. Estes recursos podem ser usados para quebrar preconceitos de classe entre os diferentes coletivos que convivem na escola, e isso colabora para uma escola mais cidadã.
    Neila

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  16. Olá Adriana,
    Confesso que fiquei muito feliz com a iniciativa desse curso. Porque uma das coisas que mais me incomodava era ouvir da direção ou coordenação para fazer uso das TIC no planejamento das aulas. Eu ficava pensando como vou usar estes recursos se não me sinto segura? Se não tenho tempo pra pesquisar e treinar primeiro antes de passar para o aluno? Com certeza se houvesse muita pressão eu estaria fazendo igual à professora do vídeo. Acredito que o uso das TICs como recurso didático, seja muito bom e estimulante para os alunos. Portanto, espero com este curso adquirir habilidades para fazer uso deste instrumento.
    Bjs...
    Iara

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  17. Para que a tecnologia seja de fato utilizada na escola, é necessário que haja uma preparação dos professores e alunos para o uso das mesmas, haja vista que não basta que as mesmas estejam presentes na escola, mas que haja uma adequação da metodologia de ensino aplicada. Dessa forma, o uso dessas tecnologias irão minimizar o problema da exclusão digital, o qual tem atingindo muitos jovens na atualidade, levando a uma perda tecnológica para o país, que deixa de ter pessoas preparadas para o uso dessas tecnologias, tanto no trabalho, como em sua vida pessoal.

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