quinta-feira, 19 de maio de 2011

Proposta sobre a construção de jornal

Sobre a importância da leitura informativa vincular-se à leitura literária
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Equipe de Leitores e Leituras

Lendo jornais o leitor pode crescer sob diversos aspectos. Na verdade, o texto jornalístico, que é um tipo de texto de caráter mais denotativo, não livre da subjetividade mas cujo caráter é mais objetivo, traz várias oportunidades de crescimento para o leitor em seu aprimoramento, como cidadão, como indivíduo. Primeiro, porque com ele o leitor se informa. Segundo, porque, quando lhe é dada a oportunidade de conhecer a natureza e a estrutura de jornais, percebe com maior clareza como os seus valores, linguagens, costumes, maneiras de viver e compreender o mundo sofrem influência decisiva desse veículo de informação.Terceiro, porque, tomando contato com o texto jornalístico, o leitor pode ir ao encontro da Arte, aproximando-se do texto literário.

A literatura, a Arte da Palavra, coloca mais decisivamente para o leitor a possibilidade de reinvenção, a possibilidade de criar, de evadir-se, de deixar fluir o imaginário. O fato de a leitura informativa fazer crescer o nível de consciência de cada um, pelo conhecimento do mundo e suas circunstâncias, é totalmente compatível com a leitura do texto literário, devendo mesmo se prestar ao encontro do leitor com o livro e seus autores mais saborosos. Na verdade, o tempo de silêncio, exigido pela leitura individual que coloca juntos apenas o leitor e seu livro, pode e deve - e é - complementada por momentos de diálogo entre o leitor e outros leitores, e outros meterias de leitura, um dos quais, o jornal e seus autores.

Os profissionais das Salas de Leitura podem colaborar para formar leitores de jornal Como?

ESTANDO SEMPRE ATENTOS PARA IMPREGNAREM DE CARÁTER LÚDICO AS AÇÕES DE LEITURA QUE ORIENTAM
ESTABELECENDO DESAFIOS PARA OS ALUNOS
DESAFIOS POSSÍVEIS DE SEREM VENCIDOS
DESAFIOS QUE TENHAM SENTIDO PARA OS LEITORES
DESAFIOS QUE TENHAM VÍNCULOS COM O PRAZER
TAIS PROFISSIONAIS PODEM ORIENTAR AS MAIS DIVERSAS ATIVIDADES.

Vamos a algumas delas:
- criar, junto com os alunos, a Hemeroteca. Os professores podem ajudar a escolher a melhor maneira de organizá-la, definindo os seus temas e formas de manuseio;
- organizar uma caixa com pequenas notícias para leitura independente dos alunos;
- com a mesma finalidade, reunir uma outra pasta ou caixa com as matérias, produzidas pelos Repórteres do Futuro, todas elas de interesse de adolescentes e jovens, pois que produzidas por eles sobre assuntos de sua própria comunidade;
- reunir alunos para organizar e manter um jornal-mural. Eles podem ler notícias de diversos jornais, reuni-las, selecionar em conjunto as que devem compor o jornal-mural, reescrever as selecionadas, atentando para que esta reescritura deve atender às características do texto jornalístico: o quê? Quem? Quando? Como? Por quê? Em duplas, os alunos podem se revezar para rever os textos. Depois podem definir quais editorias devem ter o Jornal-Mural e ir incluindo as matérias escritas (Ver detalhes na Revista Nova Escola de novembro de 2001). Um tipo especial de jornal-mural é o de assuntos da Atualidade, onde um tema em estudo e que está nas páginas da Imprensa, seja motivo de pesquisas, compondo uma abordagem multidisciplinar sobre a temática. Recortes de revistas, textos de alunos, sites da Internet, etc. podem ser incluídos no mesmo;
- formar, a partir das notícias de jornal, a memória da cidade, da educação, do estado, das eleições num determinado ano, de um fato histórico marcante, etc., ampliando as funções da Hemeroteca;
- a partir de notícias publicadas em jornais (ou não), chamar pais e avós para contarem suas experiências e histórias a respeito e montar a Caixa de Nossas Histórias, valorizando o aluno e o que é seu.
- coordenar uma campanha de assinaturas para que a Sala tenha mais de um jornal para consulta pela comunidade escolar;
- ler notícias de jornal em voz alta para ajudar os alunos a construírem uma maior compreensão do mundo. Ou pode ser o próprio aluno a ler (pode até ensaiar antes para ler com uma entonação que facilite a compreensão pelos ouvintes). Depois em grupo podem criar formas criativas de expressar a compreensão do texto ouvido/lido;
- ensinar o aluno a conhecer o jornal: buscar notícias, localizar editorias e/ou cadernos, selecionar, confrontar, relacionar matérias, estabelecendo nexos e, com base em tudo isso, produzir o próprio discurso e criar seus textos; - expor a produção dos alunos, valorizando seu trabalho e investindo na reafirmação de sua auto-estima;
- saber os títulos com que conta a Sala e que têm ligação com os assuntos do cotidiano, retratados no jornal, para fazer com que as notícias abram portas, de fato, para outras leituras, por parte do aluno;
- Colocar o jornal em local visível, talvez à porta da sala de leitura ou biblioteca, para atrair a atenção dos transeuntes;
- após a visita que os alunos fazem ao jornal e com base nos subsídios que se referem a ela, propor que quem foi conte para quem não foi e até dramatizem "Um dia no Jornal";
- propor que leiam resenhas para aprender sua estrutura: resumo do livro; comentários acerca da narrativa (personagens, narrador, tempo, espaço, etc.) e a indicação ou não do livro lido. Depois, pedir que façam a resenha do livro lido no bimestre, por exemplo. Daí pode surgir o Livro de Resenhas para consulta da classe
- propor que seja realizado o "Caça-Notícias", selecionando notícias interessantes para levar para a Sala de Leitura para compor a Hemeroteca e para doar a um setor específico (notícias sobre saúde, por exemplo, doar para o setor de saúde as escola, etc)
- propor a reunião de notícias para a criação da Pasta de Direitos Trabalhistas;
- orientar a realização de uma pesquisa de opinião sobre os hábitos de leitura da comunidade (a leitura preferida, o jornal mais lido, quem lê mais ), fazendo gráficos para apresentar os resultados; e, a partir dos resultados, estudar medidas para ampliação dos níveis de leitura;
- propor a transformação de notícias de jornal em literatura de cordel;
- Organizar, junto com os alunos, um Jornal-mural utilizando notícias de Jornal;
- Propor a transformação de textos jornalísticos em histórias em quadrinhos. E vice-versa;
- Pedir que cada aluno identifique, individualmente, as fontes das notícias, recortando pelo menos três notícias de um jornal; e, mediante sua leitura, verifique as fontes: quais as pessoas, instituições ou documentos mencionados. Depois, debatendo com os colegas, verifique quais as fontes que se repetem e compartam suas conclusões, mediante a análise das mesmas. A fonte é uma pessoa jurídica? É pessoa física? É um documento? Um livro? Qual a representatividade da fonte? É alguém que ocupa o aparelho de Estado? Ou representa um setor privado? Qual o tipo de classe social da pessoa - física ou jurídica - da fonte (abastada, média, popular)?
- Colaborar para a criação do Jornal Escolar, colocando para si e para o grupo algumas questões:
· Será um jornal de uma determinada turma ou dos mais mobilizados?
· Será um jornal autônomo (só de alunos) ou será feito com a colaboração de professor(es) a pessoal da Sala de Leitura?
· Será conveniente se iniciar com a reelaboração de um Jornal antes de propriamente se fazer o primeiro número?
· Sobre a Pauta - ao contrário do que acontece num Jornal, não há necessidade de um pauteiro. Será o caso de se montar um conselho editorial com todo o grupo participante, sem necessidade de um chefe de reportagem para distribuir as tarefas?
· Sobre a produção: Como e quem fará a pesquisa? E as entrevistas? E a redação? E as fotos? E as ilustrações?
· Como se fará a seleção das matérias? Sempre é indispensável a postura democrática.
· Como será feita a diagramação? Com fotos ou ilustrações?
· Como será a montagem? Em xerox? No computador?
· E a distribuição, como se dará?

Fonte: http://oglobo.globo.com/quemle/Diversos/pp38.htm acessado em 07 de abril de 2008.

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