Turma,
Vamos conhecer e utilizar os Objetos de Aprendizagem? Mas... O que são objetos de aprendizagem? 
Segundo a Wikipedia, podemos dizer que um "Objeto de aprendizagem (OA) é uma unidade de instrução/ensino reutilizável. De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroup, objetos de aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer  entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada  ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias". Para Audino ( [1] ) e Nascimento ( [2] ) (2010) ( [3] ), objetos  de aprendizagem "são recursos digitais dinâmicos, interativos e  reutilizáveis em diferentes ambientes de aprendizagem elaborados a  partir de uma base tecnológica. Desenvolvidos com fins educacionais,  eles cobrem diversas modalidades de ensino: presencial, híbrida ou a  distância; diversos campos de atuação: educação formal, corporativa ou  informal; e, devem reunir várias características, como durabilidade,  facilidade para atualização, flexibilidade, interoperabilidade,  modularidade, portabilidade, entre outras. Eles ainda apresentam-se como  unidades autoconsistentes de pequena extensão e fácil manipulação,  passíveis de combinação com outros objetos educacionais ou qualquer  outra mídia digital (vídeos, imagens, áudios, textos, gráficos, tabelas,  tutoriais, aplicações, mapas, jogos educacionais, animações,  infográficos, páginas web) por meio da hiperligação. Além disso, um  objeto de aprendizagem pode ter usos variados, seu conteúdo pode ser  alterado ou reagregado, e ainda ter sua interface e seu layout  modificado para ser adaptado a outros módulos ou cursos. No âmbito  técnico, eles são estruturas autocontidas em sua grande maioria, mas  também contidas, que, armazenados em repositórios, estão marcadas por  identificadores denominados metadados". Um exemplo brasileiro de  construção de objetos de aprendizagem para a Educação Básica (Ensino  Fundamental e Médio) é a Fábrica Virtual do RIVED ( [4] ).
Um objeto de aprendizagem pode ser usado em diferentes contextos e em  diferentes ambientes virtuais de aprendizagem, para atender a esta  característica, cada objeto tem sua parte visual, que interage com o  aprendiz separada dos dados sobre o conteúdo e os dados instrucionais do  mesmo. A principal características dos objetos de aprendizagem é sua  reusabilidade, que é posta em prática através de repositórios, que  armazenam os objetos logicamente, permitindo serem localizados a partir  da busca por temas, por nível de dificuldade, por autor ou por relação  com outros objetos. Um exemplo desse tipo de repositório é o Portal do Professor, mantido pelo Ministério da Educação do governo brasileiro.
Para que um objeto de aprendizagem possa ser recuperado e  reutilizado, é preciso que esse objeto seja devidamente indexado  (preenchimento dos metadados) e armazenado em um repositório. Contudo o  preenchimento de metadados  ainda é o gargalo no desenvolvimento dos OAs e um fator desestimulante  de sua criação. Isto porque a indexação é um processo muito trabalhoso e  que demanda muito tempo. Além disso, muitos criadores de OAs e  indexadores têm dúvidas sobre com que valores preencher os metadados ou  há interpretações diferentes sobre os valores a serem fornecidos. Os  resultados são metadados incompletos, com valores ambíguos ou  semanticamente inconsistentes, o que acaba por prejudicar a recuperação  e, consequentemente, a reutilização dos OAs.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Objeto_de_aprendizagem 
Nesta etapa do nosso curso, vamos colocar a criatividade em ação através de áudios e vídeos prduzidos e editados por vocês. Vamos conhecer os OA do RIVED, o software Audacity e ainda o editor de vídeo Kdenlive. Animados?? Mãos à obra! 
Abraço carinhoso!
Abraço carinhoso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário